COMO EVITAR UMA MÁ NEGOCIAÇÃO DE SEUS GRÃOS!

Soja e milho. Como não deixar dinheiro na mesa de negociação. Aumente seu lucros já nesta safra! Existe um método especial e agora eu vou revelar para você !

Em 2003 havia no Mato Grosso alguns produtores de soja que estavam insatisfeitos com os preços pagos pelos compradores por sua produção. Eles procuravam melhores preços por seus grãos.

Os compradores de suas safras sempre levavam a melhor nas negociações. E eles queriam mudar este cenário.

Eles necessitavam melhorar sua lucratividade na comercialização. Lógico, a continuidade de suas atividades dependia de lucros melhores. Mas eles sempre sucumbiam frente aos compradores.

Nesta época eu estava de mudança de Porto Alegre para Mato Grosso. E tinha uma missão bem definida que era ajudar estes produtores a comercializarem melhor sua soja .

O objetivo era conseguir que os produtores pudessem fazer a exportação de soja diretamente , sem intermediação das grandes tradings .

Também eu tinha outra meta que era auxiliar outros produtores e comerciantes que não aderissem a este programa, a negociar melhor sua produção.

Por sua vez naquele ano eu tinha acabado de fechar as portas de um negócio mal sucedido que havia me entusiasmado na época, numa das minhas viagens de negócios (soja) para a Alemanha.

Era um negócio no setor de energia térmica obtida através de incineração de lixo hospitalar, que implantei em Porto Alegre.

Acredito que grande parte do insucesso foi por falta de informações certas para atuar no ramo. Adicione a isso, as intervenções e trapalhadas do governo no setor. Mas era algo que eu também deveria saber de antemão.

Enfim, arquei com os prejuízos, paguei todas as contas e tive que recomeçar tudo do zero novamente.

O risco é inerente a atividade empresarial. Vida que segue! Segui em minha missão que era auxiliar os produtores em Mato grosso.

Em Mato Grosso , minha “nova” missão foi bem sucedida e consegui ajudar um grupo de produtores a atingir seu objetivo.

Eles realizaram exportações sem intermédio de um Trading tradicional. Eles conseguiram assim , aumentar sua lucratividade , negociando melhor sua soja e assim dar continuidade de maneira mais estável as suas atividades..

Hoje em dia, infelizmente , exportar de forma direta já não é viável. As Tradings praticamente dominam os mercados.

Porém isso não me impediu de pensar em novas formasde auxiliar não só produtores, mas comerciantes também, a negociar melhor os grãos com os compradores. Continuei nesta luta.

E novamente desenvolvi outro método que hoje auxiliou e continua ajudando muitos outros produtores e agentes do comercio.

Mas me recordo de um produtor, gente boa, com o qual eu sempre tinha contato. .

Ele tinha o costume de fazer tudo por conta própria e de seu jeito. Por “medo” do desconhecido nunca aderiu aos meus métodos que davam suporte a outros produtores.

Era do tipo batalhador ! Madrugava para tocar sua cultura de soja. Cumpridor de suas obrigações financeiras, mesmo em períodos de safras difíceis.

Contudo, meu Deus ! Como ele negociava mal sua soja!

Vendia sempre abaixo do preço real de mercado. No final das contas ele sofria dos mesmos problemas que atormentavam outros produtores que eu tinha ajudado. Os compradores que colocavam os preços em sua produção.

E assim ele sempre acabava perdendo nas negociações e eu acabava ouvindo seus desabafos.

“João, os compradores me convenceram a vender por este preço, senão perderia o mercado”.

Essa era sempre a resposta pronta para a minha recomendação para que ele se munisse de informações sólidas para poder negociar por um preço melhor sua produção.

Mas não era só ele. Muitos outros estavam na mesma condição.

Por sua vez, havia produtores e comerciantes que eu conheci e ajudei por esse Brasil afora que conseguiam negociar melhor e obtinham melhores preços de seus produtos.

Mas porque alguns produtores e comerciantes negociam e conseguem resultados mais exitosos que outros ?

Por que isso acontece ?

A chave para esta resposta : PRECIFICAÇÃO CORRETA !

Trocando em miúdos . Você sempre deve saber o valor exato de mercado de sua soja e milho . E este preço segue algumas variáveis. Varia de uma região para outra, bem como é influenciado por algumas circunstâncias que afetam o mercado, por exemplo.

E como você pode conseguir isso ? Calma, lhe contarei mais adiante.

A importância de uma estratégia de venda

Antes de adentrar mais no assunto precificação, vou relatar um fato que me chamou muito a atenção e me instigou a pensar como estratégias bem planejadas funcionam em qualquer atividade.

Sempre fui adepto de algumas atividades esportivas.

Há poucos meses atrás vi uma notícia esportiva interessante da qual duvidei no início. E tal notícia não faz parte do “mundo do agro”, mas revela muitas estratégias que poderão te ajudar ou te inspirar a fazer as coisas certas no seu negócio.

Confesso que isto me motivou mais para fazer bons negócios com estratégias e planejamento prévio bem definido.

O Queniano Eliud Kipchoge conseguiu uma façanha extraordinaria jamais vista antes. Um super recorde que muitos atletas diziam ser impossível: correu uma maratona de 42 km em menos de 2 horas!

Me perguntei: mas como ele conseguiu este feito?

Segundo o próprio atleta 5 coisas tornaram esse feito possível:

- Time de suporte e apoio - 40 maratonistas profissionais -inclusive vários medalhistas olímpicos - correram a frente dele, se revezando e fazendo proteção contra o vento.

- Trajeto ideal – O atleta percorreu um caminho que era previamente definido, traçado por um laser. Isso o ajudou a correr o melhor traçado possível.

- Ambiente - A maratona foi feita em um local escolhido. Lugar plano, com o mínimo de vento possível. Com informações meteorológicas, elegeu-se um dia com o mínimo vento e com temperatura ideal.

- Recursos - Em momentos que ele necessitava mais hidratação e energia, agua e outros líquidos com minerais lhe foram entregues nas mãos. Assim ele não precisava desviar do percurso.

- Ferramentas - Um tênis apropriado que contém uma sola especifica feita por material especial foi utilizado pelo atleta.

Isto é, tudo foi previamente estudado, focado e feito para proporcionar a maior velocidade possível ao corredor queniano.

E ele conseguiu algo inédito na história da humanidade. Correr uma maratona de 42 km em menos de 2 h!

Mas o que isso tem a ver com negociação e venda de grãos?

Algumas lições você pode assimilar deste desafio e relacionar com seu negócio de soja e milho e fazer boas vendas.

Você notou que no caso do atleta recordista, equipe de apoio, informações corretas, direção definida e ferramentas adequadas foram umas das principais chaves do sucesso?

E algumas destas estratégias podem ser aplicadas ao seu caso, produtor e comerciante de grãos.

Então vejamos :

- Time de suporte apoio – Você deve antes de tudo ter uma rede de pessoas adequadas que possam te ajudar a negociar seus produtos. Crie uma comunidade de apoio. Chame os melhores profissionais para ajudar.

- Melhor trajeto – Saiba se orientar na selva de informações que chegam em você a cada minuto sobre o mercado de grãos. Escolha um caminho definido e eficiente para chegar nas informações necessárias que realmente interessam e assim não dar “pernadas” inúteis e perder tempo com coisas que não te ajudarão em nada!

- Ambiente - “Construa e prepare um ambiente mental” propício para que você tenha resultado e defina seu foco ! Elimine informações inúteis e enganosas que só criam um “ambiente” confuso em sua cabeça e te atrapalham em fazer bons negócios.

- Recursos - Tenha em mãos as informação exatas na hora que você mais precisar quando for negociar sua soja ou milho. Não se sobrecarregue com milhões de coisas inúteis e que só te confundirão!

- Ferramentas - Tenha acesso prévio a todas as ferramentas que você precisa para conseguir o melhor resultado possível na negociação de seus grãos com os compradores.

Você certamente começou a entender o processo que poderá iniciar e melhorar sua “performance“ na venda de sua produção agrícola.

Aliás, falaremos mais adiante de como você pode melhorar a sua performance.

Como melhorar suas receitas negociando seus produtos, mesmo que não tenhas conseguindo isso nas últimas safras.

Você pode potencializar suas receitas através de uma boa negocião, utilizando alguns métodos especiais que falarei aqui, fugindo de algumas armadilhas que são preparadas para produtores e comerciantes de grãos.

Uma boa negociação de grãos garante mais dinheiro em seu caixa para que você possa trabalhar com mais calma e tranquilidade financeira para a próxima safra.

“Mas como farei isso?”

Usando um sistema de informações certas e precificação correta .

Uma ferramenta adequada para te ajudar a fazer uma boa negociação com sua soja e milho em qualquer região do Brasil.

Certo! Mas como tais informações e precificação correta da soja poderão potencializar suas receitas assim?

Você sabia que as grandes guerras da história da humanidade apresentam um interessante ponto em comum?

Os vencedores também detinham as melhores informações. E isso foi um dos fatores determinantes para o triunfo. Desde os tempos mais remotos da história aos atuais tempos modernos sempre foi assim!

No mundo dos negócios nem é preciso dizer muita coisa. Informação correta é ouro!

Trazendo estas novas observações para seu negócio de grãos

As informações certas vão lhe auxiliar a definir o momento exato de vender e a precificação correta vai lhe mostrar os preços reais que você deve perseguir.

Isto vai lhe ajudar a vender melhor seus produtos! Aliás, aqueles produtores que vendiam melhor sua safra, os quais eu comentei no início deste texto, sabiam precificar melhor seus grãos.

Uma precificação correta para sua produção de grãos significa um ótimo balizamento para ancorar seus preços e concluir uma boa negociação.

Concorda?

Uma boa venda proporciona mais receitas e um caixa cheio e equilibrado para a próxima safra ou negócio.

Um caixa mais robusto resultará em melhores investimentos e mais grãos na próxima colheita.

Depois de outra correta precificação seguirão novas boas vendas de grãos e mais receitas para a próxima temporada.

Pronto! Notou como esse ciclo foi se “auto alimentando”?

Procedendo assim você entrará no seguinte ciclo enriquecedor virtuoso!

E ai? Gostaria de fazer parte deste ciclo enriquecedor?

Então vamos lá!

Mas primeiramente, você sabe qual o motivo porque as tradings são tão poderosas nas negociações de compra e venda de grãos e outros produtos agrícolas?

Não basta ser uma organização ou sociedade endinheirada.

È preciso saber fazer grandes negócios e perpetuar este ciclo. E bons negócios atraem mais dinheiro!

As grandes tradings possuem as informações específicas necessárias e essenciais para a tomada de melhores decisões.

E todas elas são empresas bem sucedidas porque estão ancoradas em valiosas informações e assim sabem precificar as commodities agrícolas.

Assim ao negociar com você, estas inteligentes empresas já sabem de antemão qual o valor correto de seus grãos na origem.

Então barganham ao máximo, conseguindo assim ótimas negociações.

Veja este rápido vídeo explicativo de 2 minutos. A importância dessas empresas e como elas já “sabem” tudo” de você e de seu negócio:

Além disso, por meio dessas ferramentas de informação e precificação, as grandes tradings não se deixam influenciar por alguns fatores que descreverei mais abaixo.

Fatores estes que infernizam a vida dos produtores e comerciantes de grãos que os levam a fazer um péssimo negócio!

Por sua vez, muitos produtores e comerciante de grãos, no final de cada safra, depois de uma venda começam a desconfiar que fizeram um negócio ruim ou não tão bom como deveriam.

Você deve conhecer casos assim, em que muitos vendedores ficaram rustrados diante dos maus resultados depois de uma safra.

Mas afinal, o que aconteceu ? Depois de tanto trabalho árduo ?

Meu caro produtor e comerciante de grãos, a razão foi que você não dispôs das informações necessárias para identificar o melhor momento de negociar. Também não precificou de maneira correta seus grãos, de modo que pudesse perseguir estes preços.

Logo, você provavelmente vendeu sua produção por um preço abaixo do mercado, sugerido pelos compradores.

Além disso, sem notar, você foi envolvido em algumas armadilhas que o induziram a fazer esta vendas e assim não obteve a receita que tanto almejava.

Conforme relatei acima, estas armadilhas consistem em alguns fatores agravantes que te infernizam a todo momento e agora vamos revelar.

São alguns fatores que induzem você a vender a preço abaixo do mercado na região.

Aí o jogo fica mais desequilibrado ainda e a parte mais vulnerável no contrato de compra e venda fica mais prejudicada.

São fatores que mexem com o psicológico do produtor e comerciante de grãos e o induzem a um mal negócio.

Logo é importante que você esteja atento e saiba neutralizar estes fatores indutores estressantes que também impedem o seu sucesso na hora de vender e receber o valor justo por seu suado trabalho.

Dentre os fatores mais recorrentes que impedem uma boa venda de grãos podemos destacar:

- O histerismo das mídias (TV, jornais e internet)

- Previsões erráticasde analistas e informações falsas.

- Medo de perder a venda.

- Interesses do mercado financeiro (principalmente derivativos)

- Pressão de credores para resgatarem mais cedo seus financiamentos.

Estes fatores levam os produtores a recorrerem a seus compradores para precificarem os preços de seus produtos agrícolas.

Nem é preciso dizer que o preço será distorcido.

Adivinhe quem será o perdedor da estória?

Estes fatores podem vir de forma isolada mas quando atuam em conjunto são poderosamente impactantes e te estimula para uma venda a preços abaixo do desejado.

O histerismo das mídias ataca nosso inconsciente quase todos os dias.

É a economia que vai afundar, a bolsa de valores desabando, o acordo USA - China que irá prejudicar a agricultura brasileira, guerras do outro lado do planeta e outras tantas por ai.

Junto vem a opinião equivocada de muitos analistas, que muitas vezes sequer participam do mercado, mas que precisam preencher as páginas de jornais, sites e reportagens da TV.

Muitos aproveitam e recomendam uma venda inapropriada para o momento.

Faça um pesquisa pela internet e comprove você mesmo!

É incrível a quantidade de “dicas” de vendas de produtos agrícolas, principalmente em momentos de alguma turbulência temporária no cenário político nacional ou internacional.

A informação falsa também atua no sentido de induzir a venda.

Em 2019 foi veiculado por toda a mídia que a China consumiria menos soja que nos anos anteriores.

Mas veja no gráfico o que aconteceu nas últimas décadas e em especial em 2019.

Ou seja, a China não somente bateu recordes em suas importações de soja em 2019, como também vêm a cada no ano comprando mais, independentedos vários episódios de epidemias como a gripe aviária e SARS na década de 2000.

No Brasil a China enxugou toda produção disponível para exportação em 2019 em um total de 57 milhões de toneladas. Praticamente 50 % do total produzido no país!

E só não compraram mais porque o Brasil teve uma quebra de safra de quase 11 milhões de toneladas. Deste modo os chineses não puderam superar as compras de 2018 que bateram em 68,6 milhões de toneladas.

Inclusive, já ultrapassamos os USA como principais fornecedores de soja para o mercado chinês.

Portanto, o consumo chinês não caiu, como foi noticiado pela imprensa desinformada com notícias inverídicas.

Porém, notícias assim, geram um medo de perda da oportunidade de venda e fazem com que nosso inconsciente ative defesas.

No temor de perda de oportunidade você realiza uma venda ás pressas, mas o resultando é geralmente um mal negócio.

Aliado a isso tudo, temos também o interesse e mesmo a manipulação do mercado financeiro, principalmente derivativos que fazem parte do ciclo vicioso acima descrito.

Isto tanto é verdade, que você mesmo poderá notar que existe uma farta distribuição de material analítico gratuito pela internet fornecido e patrocinado pela “indústria“ do mercado financeiro e derivativos.

Mas não se engane, o intuito é confundir totalmente a sua mente

Liones Severo, um dos maiores consultores de soja no país, ex-presidente de multinacional, com larga experiência no mercado de commodities agrícolas desde a década de 70, em operações de futuro e opções na Bolsa de Mercadorias de Chicago, nos Estados Unidos, atesta tudo isto:

“Na verdade, o produtor ou comerciante detentor do milho ou soja tem o poder de decidir o preço . Mas muitas vezes é traído ou induzido por algum analista ou economista que diz ter autoridade no mercado. Quantas vezes você já leu ou escutou conselhos e dicas em jornais, televisão e na internet e que no fim não se concretizaram? A indústria de derivativos, por exemplo, é uma grande instigador das vendas a qualquer preço para depois multiplicar suas operações usando estas vendas. “

Continua Liones Severo:

“As vezes o fator indutor é o desconhecimento da dinâmica do mercado internacional que parece ser um bicho de sete cabeças mas não é tão difícil assim, embora muitos analistas insistam nesta suposta complexidade. Então muitos produtores e comerciantes são induzidos a acreditar nas notícias que aparecem nas mídias, uma vez que estas fazem crer que somente aquele analista sabe decifrar os termos, números e outras nuances do mercado”.

Outro fator indutor de vendas provém da pressão de credores, que pressionam direta ou indiretamente o produtor a liquidar de forma prematura sua soja ou milho.

Assim, eles podem resgatar rapidamente seus financiamentos.

Você entendeu agora suas dificuldades em precificar sua produção e como muitos se aproveitam dos fatores acima expostos para fazerem um bom negócio para eles.

Mas um péssimo negócio para você!

A todo momento nos chegam relatos e mais relatos pelo Brasil afora de produtores e comerciantes que inexplicavelmente realizaram suas vendas abaixo do valor justo na sua região, pois não conseguiram precificar de maneira correta o valor de seu produto.

Mas a culpa não é deles....e muito menos sua!

Conforme já relatado acima existem muitos fatores e interesses de outros setores para que você venda sua produção por um preço que não reflete a realidade da sua região.

Você apenas foi envolvido nesta espiral!

Mas você, produtor e comerciante, tem condições de se proteger de todas estas manipulações e armadilhas.

Imaginamos o quanto é duro e desalentador trabalhar toda uma safra e depois não receber o preço justo pela sua produção.

Porém, lembre-se: você é dono do seu próprio negócio e de seu destino!

Você têm a oportunidade de começar a agir diferente daqui para frente. E assim mudar a forma de como negociar seus grãos.

Caso persista nas mesmas formas de negociar deverá arcar com as consequências de um mau negócio a cada safra e ter um caixa mais desequilibrado para o próxima temporada.

Uma má precificação dos grãos pode fazer com que você não participe do ciclo virtuoso enriquecedor acima descrito.

Muito pelo contrário! Você poderá fazer parte do ciclo vicioso que é o inverso.

Destrua este ciclo vicioso!

Saiba precificar corretamente o preço dos seus grãos e construa o ciclo virtuoso a cada safra!

Quando o assunto é informação adequada e precificação da soja e milho temos pessoas que sabem o segredo do negócio, pois além da experiência no ramo, estiveram trabalhando do outro lado.

Como assim?

Contamos com especialistas que já atuaram do lado comprador e sabem como funcionam as engrenagens da máquina indutora de vendas de grãos.

Por outro lado, temos pessoas que já vivenciaram o stress nas negociações de vendas de grãos e gostariam de ajudar você a evitar uma venda induzida, negociando abaixo do preço justo de sua região.

Eu, João Birkhan, fundador do SIMConsult, por exemplo, já trabalhei, por muitos anos, numa das empresas que era pioneiras na exportação brasileiras de soja, e participei de um projeto de Joint Venture com um comprador europeu.

Anos depois, já como sócio de uma corretora brasileira (pioneira na exportação de soja e farelo no RS) nos aliamos a uma corretora americana do mesmo seguimento. Veja minha estória depois, clicando na aba portal do site, logo acima.

Mas meu maior desafio e satisfação foi em 2003, quando mudei-me para o Mato Grosso.

Ajudei mais de 100 produtores brasileiros de soja a viabilizar a exportação direta de sua produção, sem a intervenção de nenhuma trading. Depois consegui auxiliar muitos a vender melhor seus grãos, oferecendo um bom sistema de precificação.

Foi no Mato Grosso e convivendo mais próximo aos produtores e comerciantes que comecei a entender os fatores e o ciclo vicioso acima descrito.

Fatores que fazem com que você seja induzido a precificar de forma errada seus grãos.

Eu vi e presenciei como muitos produtores e comerciantes na região corriam desesperados para vender seus grãos bem a abaixo do seu valor real.

Me intrigava, porque mesmo que os alertasse, eles sempre sucumbiam a uma má negociação.

Assim, estudando todas estas circunstâncias, constatei que além dos fatores indutores acima, faltava um sistema de informações adequado que possibilitasse a devida precificação do produto para toda esta gente tão esforçada e trabalhadora.

Encontrei uma pessoa que compartilhava da mesma linha raciocínio.

Estamos falando de Liones Severo, uma das maiores autoridades no Brasil quando o assunto é soja. Foi protagonista das primeiras vendas de soja brasileira para a ex URSS na década de 80 e para China em 2003 / 04.

Liones Severo foi também presidente e diretor comercial de tradings multinacionais dentro e fora do pais.

Teve participação ativa e por muitos anos nos mercados de commodities, principalmente soja e milho, na Bolsa Mercantil de São Paulo, atualmente B3, e também na Bolsa de Chicago , CBOT.

Somente para registro de sua expertise, Liones Severo no outono de 1992 foi homenageado na Bolsa de Chicago, CBOT, como o maior operador na posição de opções.

Autor de 3 livros sobre o agronegócio brasileiro.

Ele também estudou e analisou muitos aspectos que faziam com que produtores ou comerciantes vendesse a preços bem abaixo do mercado em suas respectivas regiões.

“O produtor e comerciante de grãos, carece de informações necessárias e adequadas para uma justa precificação de sua soja e milho!”

Existe um velho ditado que diz: O olho do dono é que engorda o boi! E tal ditado não se aplica somente no sentido de “vigiar”.

O olho do criador de gado também enxerga as reais condições do animal e do que ele precisa para crescer saudável para lhe render boas arroubas no futuro.

Cuidados com a saúde, vacinação contra doenças, um pasto adequado para seu gado, alimentação que garanta o crescimento com vigor e outras coisas mais.

Trocando em miúdos, no final das contas ele detém as informações necessáriasque o ajudará a criar o gado para a engorda perfeita.

Mas ao mesmo tempo o criador não perderá tempo com “receitas” ou métodos que não funcionam e prejudicam a engorda do animal. Ele se desliga de todos este meios falhos.

Portanto, caro produtor e comerciante, o primeiro passo a ser tomado é se desligar de todas as receitas manipuladoras que preparam todo dia para você. Deste modo você evitará cair naquele processo indutor de vendas descrito aqui!

Fazem parte deste processo, materiais viciosos e pegajosos que a todo momento são distribuídos fartamente na internet, jornais e TV. Dicas de analistas e economistas, recomendações de vendas patrocinadas por instituições credoras.

Mas não basta se libertar de todo o processo vicioso e indutor descrito acima. É preciso um último passo para ter sucesso em suas vendas.

O próximo e derradeiro passo é saber eleger e usar o sistema de informações e precificação dos seus grãos que serão essenciais para uma boa negociação de seus produtos agrícolas.

Aqueles que tiverem dificuldades de acesso a este sistema de informações para tomar suas decisões estratégicas, verão suas chances serem drasticamente diminuídas de realizarem bons negócios.

Mas você pode ter acesso a este conjunto único de ferramentas similar as grandes tradings e assim poderá vence-las nas negociações, ou seja, não deixar elas colocarem o preço nos seus produtos.

Além de indicar o melhor momento de venda, este sistema de informações te ajudará a precificar de maneira correta e justa os preços do seus produtos em qualquer região do país. E você tomará as melhores decisões.

Com o sistema de informações e precificação do SIM Consult você terá acesso a dados específicos de acordo com a realidade de sua região produtora.

Assim você saberá o exato preço de seu produto em USD (Dólar) ou R$ (Real) FOB, no momento de negociar sua produção.

Com estas informações e precificação “coladas” em sua mente, você poderá sentar na mesa de negociação com seu comprador, mesmo uma grande trading, e saber barganhar da maneira correta !

Em outras palavras, você irá inverter o jogo! Agora seus compradores não vão impor o preço deles, pois você já está ancorado num valor prévio. E caberá a você estabelecer seus próprios limites de oferta.

O que se nota é que nestas negociações de grãos, há um bom dinheiro em jogo que você está deixando de ganhar.

E para ilustrar bem como uma boa precificação pode ajudar a você potencializarsuas receitas, vamos imaginar a seguinte situação que se repete muito por aí.

Suponhamos que você produza 30.000 sacas por safra. Antes da precificação correta você estava vendendo cada saca por R$ 1,00 abaixo do seu preço real. Você deixou de ganhar até R$ 30.000,00.

Você está queimando este dinheiro!

Nosso objetivo é te municiar com as devidas armas para que este dinheiro comece a voltar para seu caixa em futuras negociações.

Aqui você não encontrará fórmulas mágicas, nem dicas de como ganhar dinheiro fácil, pois sabemos que isto não existe!

Mas você encontrará informações e ferramentas de qualidade, dados e análises que o ajudarão a tomar a melhor decisão nas negociações de grãos.

Imagine que depois de municiado por um sistema de informações necessárias proporcionado pelo SIM Consult, você precificou corretamente o preço de sua soja e consiga uma boa negociação.

Assim, aquele dinheiro pode voltar para você!

Chega de dados genéricos que não condizem com sua realidade e não deixe mais se influenciar ou deixar que compradores coloquem o preço na sua produção.

Então, você realmente sabe o preço justo dos seus grãos praticados em sua área geográfica?

Ou continuará confiando no preço imposto pelos compradores?

Você terá um resumo de fácil leitura dos principais relatórios do Brasil e do mundo como USDA, CONAB e outros. Análise das notícias do mercado de grão, que realmente te importam!

Não deixaremos você perder seu tempo com informações inúteis!

O principal objetivo dos nossos especialistas e da nossa ferramenta de precificação é informar, usando o cruzamento de dados, análises, relatórios e projeções realizadas.

Observe um exemplo de análise séria e honesta feita pela equipe do SIM Consult e que já previa há algum tempo a alta do milho que que enfrentamos atualmente:

O gráfico acima foi disponibilizado pela equipe do SIM Consult aos seus usuários muito tempo antes da disparada do preço do milho. A demanda e procura pelo grão era maior que a produção.

Logo, os clientes do SIM Consult que tiveram acesso prévio a esta informação puderam escolher melhor o momento de negociar seu milho. Nossa equipe trabalha para elaborar diariamente o relatório de análise do mercado.

Desta forma, procuramos sanar suas preocupações e resolver dúvidas sobre o mercado. Não te deixamos perdidos em alto mar.

O sistema SIM Consult é uma ferramenta robusta e completa e passou a fazer parte do dia-a-dia desses produtores e comerciantes mais exitosos nas negociações.

Veja o que dizem alguns produtores e comerciantes que utilizam nosso ferramental:

Meu nome é FLAVIO PILAU, sou produtor rural no estado do Maranhão em Balsas e no Mato Grasso no município de Guiratinga, sou assinante do SIM Consult a mais de 4 anos e considero o melhor site em fundamento que ajuda muito no momento da tomada de decisões para a comercialização, inclusive já fui assinantes de outros sites concorrentes mas hoje continuo somente no SIM Consult.

Amigo João
Quero deixar aqui, um depoimento, de quanto tem sido importante,ao longo dos últimos 9 anos, para mim, que planto soja em Nova Xavantina, esta ferramenta do SIM, que aliada a sua ajuda na exportação da minha produção, tem proporcionado rentabilidades acima da expectativa.
Parabéns amigo
ABS
Eduardo Alves de Moura 

Sou usuário do SIM desde o início. Tenho na ferramenta um grande ponto de apoio na avaliação dos preços da soja e do milho em diversos pólos de produção no Brasil. As análises do Liones Severo, além de abrangentes e altamente qualificadas, permitem o acompanhamento consistente das tendências do mercado com um foco realmente diferenciado no principal destino que é a China. Nenhuma outra plataforma de informação no Brasil faz uma abordagem tão completa e ao mesmo tempo de fácil entendimento como o SIM. Recomendo a todos os meus Amigos e Clientes.

Eduardo Lima Porto - Sócio da LucrodoAgro

O SIM Consult não é complicado de usar. Contamos com um material explicativo que te orientará como funciona nossa plataforma assim que você acessar o sistema pela primeira vez.

A nossa missão é municiar você com tudo que precisa para tomar as melhores decisões para seu negócio e realizar o seu desejado lucro.

Além de tudo estamos na frente de batalha, lutando para cumprir o objetivo que é orienta-lo para uma boa precificação e venda de seus grãos.

Aqui no SIM Consult não temos nenhum conflito de interesse com bancos, tradings, financeiras, revendas, etc. Não tocaremos na sua produção de soja ou milho e muito menos no dinheiro que você conseguir ganhar vendendo bem seus produtos.

Nossa equipe não ganha em cima de seus esforços durante a safra.

Nossa equipe ganhará apenas com sua confiança depositada em nós, a cada êxito de vendas baseando-se em nossas informações e dados.

Desta forma, você poderá traçar a sua melhor estratégia de vendas!

Mas quanto me custará usufruir disso tudo?

Temos duas opções de planos para atender suas necessidades:

1) ANÁLISE & TENDÊNCIAS

2) PREÇOS & COTAÇÕES

Mas nosso preço é a melhor relação custo/benefício do mercado. E vamos te provar isso agora!

Pedimos que você confira as tabelas logo abaixo, como exemplo, envolvendo seu próprio produto agrícola, digamos, sacas de soja!

Qual seria o custo anual por saca, pagando R$ 298,00/ mês ou R$ 3.576,00 (12 meses x R$ 298,00) por 1 ano?

Este é o valor do plano prêmium top : ANALISES & TENDÊNCIAS.

Da mesma forma, conferindo esta outra tabela abaixo como um parâmetro Qual seria o custo anual por saca, pagando R$ 108,75/ mês ou R$ 1.305,00 ( 12 meses x R$ 108,75) por 1 ano ?

Este é o valor do plano mensal básico : PREÇOS & COTAÇÕES !

O plano ANALISES & TENDÊNCIAS é um plano mais completo . Além de incluir o plano básico, PREÇOS & COTAÇÕES, você possuirá mais benefícios incluídos de acordo com suas necessidades atuais. .

Certamente você já percebeu todos os benefícios que terá pagando tão pouco.

Note que se as informações que o SIM Consult lhe fornecer contribuírem para você ganhar R$ 0,04 (quatro centavos) a mais na versão PREÇOS & COTAÇÕES e, R$ 0,12 (doze centavos) na versão ANÁLISES & TENDÊNCIA, o custo destas informações estão lhe custando ZERO REAIS!

Mas sabia que você pode pagar ainda bem menos sacas de soja se pagar adiantado os 12 meses de qualquer um dos planos?
Sim, assinando agora e pagando 12 meses adiantado você terá ainda um desconto de 10 % em cada plano!

Incrível né?

Além disso se você assinar nosso plano ANÁLISES & TENDÊNCIAS agora, irá receber como bônus uma inédita ferramenta do mercado: O SIM Consult Princing !

Nesta versão, você poderá escolher diversos locais para precificar e ainda poderá editar as variáveis tais como “prêmios e custo de logística”.

Esta ferramenta é muito útil para quem planta em diversos locais e para comerciantes que adquirem produtos em localidades (cidades e estados) diferentes.

Ferramenta já testada e aprovada por produtores e comerciantes que usam o sistema e viram suas receitas aumentarem significativamente depois de boas vendas de seus produtos (soja e milho)

Outro bônus que lhe oferecemos serão os múltiplos canais abertos diretamente com cliente através do WhatsApp, telefone e e-mail. Onde você será atendido por nossa equipe altamente qualificada

E então, viu como você poderá recuperar este pequeno investimento facilmente com um pequena fração da sua primeira boa venda?

O segredo é saber precificar corretamente e assim vender muito bem!

Para mostrar nossa transparência e agradecimento por ter nos acompanhado até estas linhas finais, lhe concederemos o período de teste gratuito por uma semana do plano premium. Desta forma você poderá avaliar nossos serviços de precificação e informações.

Começando hoje o acesso a nossa plataforma, você poderá iniciar o ciclo enriquecedor virtuoso descrito acima: Precificação correta é possibilidade de maiores retornos financeiros em cada safra.

Quanto mais tarde você começar, mais dinheiro estará deixando na mesa para os grandes compradores e poderá ainda fazer parte do ciclo vicioso perdedor precificação errada de sua produção com menores retornos financeiros.

Para finalizar, diante de todo o exposto acima e respeitando seu livre arbítrio para escolher o seu caminho, você está agora diante de 3 opções.

Opção 1: Não fazer nada e deixar as coisas como estão. Talvez você esteja satisfeito com os preços oferecidos ou acha que no fim tudo acabará bem e você alcançara bons preços. Você quer continuar assim.

Mas se você não está satisfeito com os preços de venda de seus grãos e quer agir, então lhe restam as duas opções seguintes:

Opção 2. Você quer mudar de atitude e irá tentar se virar sozinho, isto é, estudar muito sobre o assunto, cursos (mercados financeiros, Bolsa de Chicago, formação de preços, etc). Após isso, fazer testes de tentativas, erros e acertos.

Você irá analisar uma quantidade imensa de dados e informações e depois separar aquelas mais adequadas para seu caso.

Se estiver disposto a estudar muito e passar horas diante de aulas, livros e do computador, talvez você consiga isso. Mas isto te afastará muito do processo produtivo, que é o mais importante.

Opção 3 - Juntar-se a nós e deixe todo o trabalho pesado para a nossa equipe que manterá nosso sistema permanentemente atualizado.

Seu trabalho será apenas entrar na plataforma e ver a precificação automática dos seus produtos e ler estas informações para tomar a melhor decisão do momento exato de vender.

Cuide da sua lavoura e durma tranquilo sabendo que no outro dia terá a sua disposição a ferramenta adequada para te ajudar a fazer uma boa negociação.

Então, o que será mais fácil para você?

Diante das opções acima, notou que que existem dois perfil de pessoas neste mundo?

Aquelas que somente sonham em alcançar seus objetivos. Porém não tomam nenhuma ação para que isso aconteça. Preferem ficar esperando e contar com a boa vontade de terceiros e com a sorte.

Por outro lado existem pessoas que estão prontas para agir quando a oportunidade se apresenta e assim melhorar suas condições. Enquanto uma toma AÇÃO a outra fica esperando.

Caso decida pela opção 3, parabéns!

Prepare-se para precificar corretamente sua produção e turbinar suas receitas com ótimas vendas!

Muitíssimo obrigado pela atenção e te esperamos lá !

João Birkhan – CEO do SIMConsult

OU

Obs: Aproveite também para conhecer nosso portal com muito conteúdo para você que atua no mercado de grãos , seja como produtor, comerciante e outras profissões relacionados.