noscript>

SIMConsult/NOTÍCIAS

Agronegócios

Plantel de suínos dos EUA ainda á muito grande

25/09/2020 - 10:39 Por: Bloomberg

Plantel de suínos dos EUA ainda á muito grande

Os produtores de suínos americanos vêm reduzindo o rebanho há vários meses, mas há sinais de que não estão agindo com rapidez suficiente para manter o mercado sob controle.

O rebanho de suínos e suínos totaliza 79,1 milhões de animais, disse o USDA na quinta-feira. Isso representa uma redução de 0,7% em relação a 1º de junho, mas ainda é um grande recorde para esta época do ano e cerca de 1% maior do que 2019.

A oferta robusta é uma boa notícia para os comedores de bacon, mas pode ser menos bem-vinda pelos criadores de porcos que foram atingidos  pela pandemia.

Em março, os funcionários  das fábricas de suínos nos Estados Unidos começaram a contrair o vírus Covid-19. Eventualmente, milhares de trabalhadores de frigoríficos testaram positivo, forçando o fechamento de matadouros e enviando preços pelos suínos em sua pior rota de todos os tempos . O fechamento temporário das fábricas significou que alguns fazendeiros não tinham mercado para seus animais e, como os preços despencaram, até 3 milhões de suínos nos EUA foram  sacrificados , de acordo com uma estimativa do CoBank.

Ainda assim, as reduções de rebanho podem não ser suficientes para acabar com um excesso de oferta.

“Os produtores reduziram intencionalmente as taxas de crescimento porque a capacidade de abate não estaria lá”, disse Ron Plain, professor emérito da Universidade de Missouri, em um webinar patrocinado pelo National Pork Board. “Os números ainda podem ser muito altos.”

As coisas podem começar a mudar. Os suínos para reprodução totalizaram 6,3 milhões, queda de cerca de 2% e um sinal de que as condições adversas do mercado estão desacelerando a expansão.

Também houve alguns aspectos positivos para os suínos do lado da demanda. O fornecimento de barrigas de porco fatiadas em bacon caiu 33% em agosto em relação ao ano anterior, de acordo com dados do USDA. Enquanto isso, a China vem comprando quantidades recordes de carne suína americana, depois que os suprimentos na Ásia caíram devido ao vírus da peste suína africana.

Len Steiner, analista do Steiner Consulting Group, disse que o fornecimento de carne suína americana deve ser menor em 2020 do que em 2019. “O motivo são as exportações”, disse Steiner no webinar.